Com o objetivo de tornar a cidade um lugar mais diversificado, ecológico e sustentável, a Prefeitura de Calpe, na Espanha, organizou este concurso internacional para revitalizar o Centro Histórico da Cidade, em ternos econômicos, sociais e ambientais, para criar um espaço onde a arquitetura e a paisagem se integrem com os costumes locais.
As inscrições estão abertas de 16 de Março até 30 de abril e possuem uma taxa de 50 euros.
Objetivos do Concurso:
Econômicos: Buscar, propor e executar atuações a curto e médio prazo que resultem atraentes para a revitalização econômica do Centro Histórico.
Socias: Buscar alternativas compatíveis que propiciem a dinamização do Centro Histórico e sua atratividade do ponto de vista residencial.
Ambientais: Formular alternativas ambientais que viriam a incitar, colaborar e ajudar a atingir esses objetivos.
Calendário:
Divulgação: De 15 de fevereiro à 15 de março de 2013. Inscrição e recolhimento de material: De 16 de março à 30 de abril.
Redação e apresentação de propostas: de 1 de maio a 15 de setembro. (Último dia 15 de setembro, às 14 horas).
Resolução do júri: Antes do dia 15 de outubro. Exposição e votação popular: de 16 de outubro a 16 de dezembro. Seleção do finalista: dia 23 de dezembro.
Poderão participar neste Concurso Internacional todos os profissionais, empresas ou estudantes que se dedique à organização do território no sentido mais amplo possível (urbanístico, sociológico, econômico, geográfico, arquitetônico, etc...). A proposta ganhadora do concurso receberá uma premiação de 50.000 euros.